Aprendizagem
Cultural é um processo no qual peregrinos adquirem conhecimentos e
habilidades sociais culturalmente relevantes para sobreviver e
prosperar em sua nova sociedade. (Ward, Bochner e Furnham, 2001). De
início é apresentado um modelo geral de interação social e, em
seguida, revistos alguns dos elementos-chave que regulam o
comportamento interpessoal. Estes incluem vários aspectos da
comunicação não verbal, uso e função de toque e gestos e todos
os temas que têm gerado uma literatura substancial nos últimos 30
anos (Ward, Bochner & Furnham, 2001).
Interação cultural
Ward,
Bochner e Furnham (2001), citando Argyle e Kendon foram, em 1967, os
primeiros a sugerir que o comportamento social das pessoas que
interagem umas com as outras constitui uma solução mutuamente
organizada de desempenho qualificado.
De
acordo com Burgoon, Buller e Woodall (1989), citado por Ward, Bochner
e Furnham (2001), foram identificadas algumas habilidades
interpessoais que as pessoas socialmente incompetentes têm em falta
ou executam de forma insatisfatória. Tais habilidades incluem
expressar atitudes, sentimentos e emoções, adoptando a postura
proxémica apropriada; compreender os padrões de olhar das pessoas
com quem se está a interagir; realizar rotinas ritualizadas, como
saudações, despedidas, auto-revelação (Trower, Bryant &
Argyle, 1978; citado por Ward, Bochner & Furnham, 2001). Estes
elementos de interacção social variam de acordo com a cultura
(Argyle, 1982; Brislin, 1993; Furnham, 1979, 1983; Hall, 1959, 1966;
Hall e Beil-Warner, 1978; Leff, 1977; citado por Ward, Bochner &
Furnham 2001)
Quanto
as diferenças culturais, tornam-se evidentes quando pessoas de
culturas diferentes estão em contacto e encontram dificuldades ao
nível da comunicação, na medida em que os seus respectivos códigos
diferem (Fox, 1997; citado por Ward, Bochner & Furnham, 2001:
53).
Conteúdo muito bom!
ResponderEliminarAgradeço a sua apreciação!
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