sexta-feira, 19 de maio de 2017

Ensinando observação - uma introdução - Resumo


A sistemática de registo envolve o conjunto de convenções adotadas pelo observador. As convenções variam em função da técnica do registo utilizada, e em alguns casos, em função do trabalho que está sendo realizado. Os autores sugerem que inicie o registo informando a localização do sujeito e como ele se encontra, indicar a pessoa que emite a ação, empregar o verbo no tempo presente ao registar os eventos, usar o grau normal ao se refeir aos objectos, registar as acções que ocorrem e não as que não ocorrem, registar os eventos sucessivos em linhas separadas e os simultâneos na mesma linha.
Há formas que visam diminuir tempo gasto no registo como: utilizar símbolos para se referir a aspectos do ambiente físico, tais como janelas, portas e móveis; letras minúsculas para identificar as paredes ou lados de uma área; números para se referir aos objetos e letras maiúsculas para identificar as pessoas que emitem as ações ou são objeto de uma ação.
Quanto ao registo das expressões faciais, envolve o registro da direção do olhar da pessoa e o registo das modificações que ocorrem na face. A dificuldade em registrar as expressões faciais é devida ao facto dos movimentos ocorrerem em geral, em conjunto, isto é, ocorrerem modificações simultâneas de duas ou mais partes da face e essa dificuldade está relacionada também ao fato das expressões faciais frequentemente acompanharem os comportamentos motores do sujeito.
Eventos físicos e sociais
O observador do comportamento está interessado em obter dados referentes às características próprias do comportamento – duração, frequência, forma mas também, e principalmente, referentes às circunstâncias nas quais o comportamento ocorre, procedendo desse modo, o observador pode identificar relações funcionais entre eventos. A identificação e descrição de tais relações funcionais permite ao cientista analisar, predizer e alterar, se for o caso, os eventos observados. A indicação das circunstâncias sob as quais o comportamento ocorre é uma informação importante para o entendimento do fenômeno, qualquer que seja a técnica de registro usada.
Os comportamentos de uma pessoa não só alteram as condições do ambiente, mas por sua vez, também são afetados por alterações que ocorrem neste ambiente. As mudanças que ocorrem no ambiente durante a observação são denominadas de eventos ambientais que podem ser físicos ou sociais.
Eventos físicos são as mudanças no ambiente físico que podem aparecer em decorrência de um a acção da pessoa observada ou da acção de outras pessoas ou ainda da natureza.
Os eventos físicos podem vir antes ou após um comportamento. Os eventos que ocorrem antes de um comportamento são denominados de eventos antecedentes, os que ocorrem após um comportamento são denominados de eventos consequentes.
Eventos sociais são comportamentos das outras pessoas presentes no ambiente. O comportamento do sujeito é aquele que se está analisando, os comportamentos das outras pessoas presentes são uma das circunstâncias que podem afetar o comportamento do sujeito.
A definição de Eventos Comportamentais e Ambientais
Definir um evento é descrever as características através das quais o observador identifica o evento, isto é, enunciar os atributos e qualidades próprias e exclusivas de um evento de modo a caracterizá-lo e distingui-lo de outros.
A definição identifica o evento que está sendo observado e, consequentemente garante a comunicação e facilita a compreensão deste evento.
A definição é importante por permitir que as pessoas interessadas em um certo conjunto de fenômenos sejam perfeitamente capazes de compreenderem-se umas às outras e identificar o fenômeno em discussão e o problema principal na definição de eventos é estabelecer um critério ou critérios, de forma que dois ou mais observadores possam concordar sobre sua ocorrência.
Para elaborar uma definição é preciso ter alguns cuidados como a definição deve ser feita em linguagem científica, isto é, num a linguagem objetiva, clara e precisa, deve ser feita de forma direta ou afirmativa isto é, deve indicar as características do objeto ou do com portam ento, evitando-se o erro comum de dizer o que ele não é, deve ser explícita e completa isto é, deve especificar as características que identificam o evento observado e incluir somente elementos pertinentes, que constituam características intrínsecas ao fenômeno ou objeto que está sendo definido.
Ao elaborar um a definição morfológica, devemos utilizar, como referencial, o próprio corpo da pessoa, quer dizer, ao descrever um movimento, devemos indicar a direção e sentido do mesmo tomando como referência as partes do corpo ou suas regiões
Agrupam ento dos comportamentos em classe
Para conhecer um organismo, para estudá-lo, é necessário passar algumas horas em contato com ele, observando e registando seus comportamentos. No início, os comportamentos parecem ser infinitamente variáveis. Entretanto, após observações repetidas, passa-se a perceber semelhanças com relação à morfologia e/ou função do comportamento.
A utilização de critérios exclusivamente morfológicos ocorre em geral, quando o interesse é o de identificar e descrever as próprias posturas, aparências e movimentos apresentados.
Como proceder ao classificar os comportamentos?
As classes formadas devem ser mutuamente exclusivas, isto é, não deve ocorrer sobreposição de classes. Cada comportamento deve pertencer a apenas uma das classes;
Todos comportamentos observados e registados devem ser classificados, não importando que para isso se criem classes com um único elemento comportamental, em outras palavras, o observador pode e deve definir tantas classes quantas forem necessárias para que seu trabalho fique completo;
O observador deve ser coerente com o critério utilizado, isto é, se optou pelo critério morfológico deve utilizá-lo exclusivam ente, e o grau de especificidade deve ser o mesmo para todas as classes.
Os cuidados a serem tomados, com relação à definição de classes de comportamento são:
  • Obedecer aos critérios especificados para uma linguagem cientifica (objetividade, clareza e precisão);
  • Ser expressas na form a direta e afirmativa;
  • Ser explícitas e completas e
  • Incluir somente elementos que lhes sejam pertinente.

    Fonte: Matos, M. A. & Danna, M. F. (1982). Ensinando observação - uma introdução. Sao Paulo: EDICON

     

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